Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A importância da Leitura dos Rótulos dos Alimentos

  Uma das coisas que o consumidor deve estar mais atento nos dias atuais refere-se à questão da leitura dos rótulos do que estamos adquirindo para nosso consumo. Recentemente, faltou-me uma farinha integral para produção e fui à padaria mais próxima aqui do bairro onde moro para tentar encontrar farinha integral. O padeiro me conseguiu um pacote, de uma marca famosa de um grande moinho. Ao ler o rótulo do produto, constatei que o mesmo continha alguns conservantes, ou seja, nem farinha integral escapa. O ideal seria comprar grãos de trigo orgânicos, adquirir um moinho portátil e eu mesmo fazer minha farinha na hora, em casa. Fiquei pensando, como é ruim toda esta carga de venenos, corantes, conservantes, estabilizantes que o mercado nos quer impor em 80% ou mais do que estamos comprando e levando para nossas casas!!! Meu Deus!!
Daí a greande importância da leitura dos rótulos, não apenas para conferir prazo de validade, análise nutricional, mas também para ter em mente que carga de aditivos químicos iremos levar hoje para nossa família consumir!!
E o homem tem uma grande vantagem que é o poder de escolher o que levar ou não levar e isto é muito, muito importante. Daí a importância da valorização da produção local, dos orgânicos da nossa horta familiar doméstica, do preparo por nós mesmos de uma maionese, um molho de tomate, um creme, um iogurte, um simples pão! Na foto abaixo, um rótulo de um pão meu, Naan Indiano, com informações claras e sem NENHUM TIPO DE CONSERVANTE OU CORANTE!!
O hortomercado de Itaipava, na cidade onde moro está cheio de atravessadores de mercadorias adquiridas no CEASA no Rio, trazidas para cá e revendidas com margens absurdas de lucro. Hoje nosso pequeno produtor prefere largar sua produção familiar, sua horta, sua criação de galinhas para viajar quilômetros, comprar de quem produz em larga escala com venenos e com lucros absurdos...preferem deixar de ser produtores para se tornarem atravessadores e isto é lastimável!

Esta situação necessita ser revista e que realmente ao nos depararmos com um alimento seja ele qual for, que façamos a leitura e correta interpretação dos rótulos, única saída para podermos escolher o que é melhor para a saúde de nossas famílias, separando o joio do trigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário